Defesa Civil lança aplicativo com alertas sobre previsão de chuvas

Defesa Civil lança aplicativo com alertas sobre previsão de chuvas

Ferramenta também dará informações em casos de queimadas e ressacas

NITERÓI — O aplicativo Alerta DCNIT já está disponível para a população niteroiense, com alertas sobre previsão de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de fogo em vegetação. A intenção é que o novo mecanismo da Defesa Civil de Niterói possibilite um canal de comunicação constante com o cidadão, e que o usuário faça acessos diários para planejar sua rotina.

Para baixar o Alerta DCNIT, basta acessar sua loja de aplicativos e selecionar o programa. De acordo com o secretário municipal da Defesa Civil, Walace Medeiros, a criação do aplicativo se enquadra numa mudança de paradigma: em vez de o cidadão atuar de forma passiva, apenas recebendo as informes emergenciais, ele poderá ser fonte de informação.

— Quando o aplicativo passar a fazer parte do cotidiano das pessoas, as informações emergenciais ali lançadas alcançarão de forma eficaz todos os munícipes. Temos certeza que a informação bem transmitida e recebida constitui ferramenta fundamental no processo de prevenção e resiliência frente às ameaças de desastre — avalia o secretário.

Além de informações meteorológicas, o aplicativo disponibilizará avisos emergenciais, localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em casos de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas. O sistema também conta com botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199.

Fonte: O Globo