Defesa Civil apresenta aplicações do Sigeo na rotina de trabalho da secretaria

pordefesacivil

Defesa Civil apresenta aplicações do Sigeo na rotina de trabalho da secretaria

A Prefeitura de Niterói lançou, na terça-feira (22), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o portal do Sistema de Gestão da Geoinformação (Sigeo) para o uso público. O Sigeo, que pode ser acessado no endereço www.sigeo.niteroi.rj.gov.br, é uma plataforma de gestão do território e de integração de processos e de pessoas através de informações georreferenciadas. Estão integradas à plataforma de informação as secretarias de Fazenda, Urbanismo e Mobilidade, Defesa Civil, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, entre outras. 

Em palestra realizada pelo secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel BM Walace Medeiros, foram apresentados os recursos referentes ao compartilhamento dos mapas de risco da Defesa Civil, os quais estarão disponíveis para consulta imediata das demais secretarias do município e também para o cidadão. 

A plataforma através da sua estrutura de cadastramento multifinalitário passa a se transformar em uma das grandes ferramentas de compartilhamento de informações importantes relacionadas a identificação e localização de riscos, configurando um passo muito importante para ações preventivas dos desastres. 

A plataforma Sigeo possibilitou também a criação de três novas ferramentas de aprimoramento para a gestão de ameaças e gestão dos riscos relacionados a deslizamentos, queimadas e alagamentos. São ferramentas que permitem a modelagem de cenários futuros a partir de algoritmos matemáticos específicos.

 

Sobre o Autor

defesacivil administrator