Agentes da Defesa Civil são capacitados pela SESDEC

Agentes da Defesa Civil são capacitados pela SESDEC

A Defesa Civil Estadual capacitou nesta quarta feira 17.10, agentes dos munícipios de Niterói, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e Tanguá. A capacitação do Programa de registros de ocorrências em Defesa Civil (PRODEC) abordou assuntos voltados para otimização e melhora dos órgãos municipais.

As equipes foram treinadas para utilizar um sistema específico de controle e coordenação do serviço de voluntários, batizada de Rede Salvar. Também foram apresentados o sistema estadual de inserção de ocorrências no banco de dados do Estado (ÁGORA), que visa facilitar a transmissão de informação e, o sistema SIGRE, que relaciona todos os recursos que cada Defesa Civil Municipal e do Estado possuem para agilizar a gestão de cooperação entre os munícipios em caso de desastres.

O Estado vem intensificando o vínculo entre a secretaria estadual com as secretarias municipais, fortalecendo o sistema de Defesa Civil, tanto como nas ações preventivas quanto nas de gestão de risco durante desastres.

“Com essa capacitação pretendemos tornar as ações mais adequadas no sentido de ter um aprimoramento constante do compartilhamento de dados e recursos, visando compartilhar tecnologias e também métodos de atuação”, afirma o Secretário de Defesa Civil de Niterói Walace Medeiros.