Clin recebe da Defesa Civil e Meio Ambiente aparato contra queimadas

pordefesacivil

Clin recebe da Defesa Civil e Meio Ambiente aparato contra queimadas

A Defesa Civil de Niterói entregou para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), na manhã desta quinta-feira (18), equipamento para ações de resposta em situações de incêndio na vegetação. A entrega marcou a conclusão da capacitação, que teve início na semana passada, de 20 funcionários para atuação emergencial contra queimadas. A equipe escolhida trabalha no Morro Boa Vista, em São Lourenço, que está passando por reflorestamento e que já sofreu, em ocasiões anteriores, com a ação do fogo.

O material foi adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) através de processo de compensação ambiental. Foram entregues bússolas, coturnos, óculos de proteção, binóculos e abafadores para ações emergenciais na área de plantio, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Além disso, o material recebido será utilizado no auxílio de vistorias, mapeamentos e treinamentos de voluntários nas respostas emergenciais contra queimadas.

“Durante a capacitação, os funcionários receberam orientações para a utilização desses materiais de combate ao fogo. Essa parceria entre os órgãos da cidade contribui para as ações de resiliência no município na redução de risco de queimadas e incêndios florestais”, pontua o subsecretário de Defesa Civil, major Deyve Barreto.

Alziléia Coutinho, também da Divisão de Educação Ambiental, por sua vez, pediu a colaboração dos moradores para evitar focos de incêndio.

“A nossa equipe faz constantemente a vigilância do reflorestamento no morro do Boa Vista, buscando olhar todos os pontos, e realizamos prevenção a incêndios com técnicas agrícolas que, em casos de incêndios, não deixam o fogo passar para outros setores do morro. Mas a população também precisa se conscientizar e não despejar entulho ou colocar fogo em resíduos domiciliares na encosta”, alertou.

 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/clin-recebe-aparato-contra-queimadas

Sobre o Autor

defesacivil administrator