Balanço das chuvas

Balanço das chuvas

Balanço sobre as chuvas

Desde as chuvas da última semana, as equipes da Defesa Civil e Geotecnia estão dando sequência prioritária às solicitações que deram entrada desde a madrugada de terça-feira (09/04). Na quarta-feira (10/04) e quinta-feira (11/04) houve o aumento expressivo no número de chamados, sendo estes principalmente relacionados a deslizamentos, deslizamentos com desabamentos, queda de blocos e queda de árvores.

As ações emergenciais de vistorias focaram no isolamento das áreas de risco e interdição de imóveis quando necessário, orientação aos moradores e encaminhamento às políticas de assistência do município em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, dentre as demais ações realizadas com outros setores da administração pública.

Foram registradas diversas solicitações as quais foram classificadas mediante suas criticidade usando de critérios como impactos das ocorrências, histórico do local, magnitude do evento e aparente risco iminente. Utilizando como base essa classificação preliminar encaminhamos os casos analisados como mais graves para atendimento imediato, tendo sido atendidas mais de 250 solicitações no município nesses dias.

Os bairros com maiores registros de ocorrência foram respectivamente: Fonseca, São Francisco, Caramujo, Cubango, Santa Rosa, Engenhoca, Largo da Batalha, Baldeador, Maceió e Ponta D’areia.

A Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia seguirá com os atendimentos e solicita a população para que ao entrar em contato para solicitação de vistoria, informe o nome, telefone e endereço completo com referência. A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da secretaria e da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT e SMS (40199).