Defesa Civil nas Escolas

Em 2007, o Governo Federal, no uso de suas atribuições e visando direcionar as ações de Defesa Civil, publicou a Política Nacional de Defesa Civil e descreveu em sua Diretriz nº 15: “Promover a inclusão de conteúdos relativos à redução de desastres, valorização da vida humana, primeiros socorros e reanimação cardiorrespiratória nos currículos escolares. (g.n.).”

Preocupados em atender o dispositivo legal e promover uma mudança de comportamento que possa impactar a vida do estudante e a todos que estiverem à sua volta, a  Defesa Civil de Niterói implantou em 2013 em parceria com Fundação Municipal de Educação de Niterói o projeto “Praticando Defesa Civil nas Escolas.”

Ainda sobre o projeto, os agentes da Defesa Civil de Niterói, ora Educadores, vão às escolas para ministrar aulas que versam sobre a história das Defesas Civis no mundo, no Brasil e a história da própria Defesa Civil de Niterói. Cidadania e valorização da vida, trote telefônico, relevo e clima, acidentes domésticos, diferença de fogo e incêndio, técnicas preventivas contra queimadas e desastres que podem ocorrer em Niterói, primeiros socorros, técnicas de evacuação, culminando com uma aula prática onde é simulado incêndio escolar e, consequentemente, a evacuação da comunidade escolar para o ponto de apoio determinado antecipadamente nas aulas.

Todos os presentes tornam-se protagonistas da atividade, desde os alunos das outras classes até os diretores, secretário de escola, professores e demais servidores e pais que estiverem presentes no momento do simulado. Ao final das aulas teóricas os alunos-cursistas e professores-cursistas recebem um Certificado que lhe confere horas de participação.

Hoje a projeto abrange alunos das escolas municipais de Niterói matriculados entre o  5º e 6º anos de escolaridade e possui uma metodologia sociointeracionista onde as opiniões e conhecimentos dos próprios alunos são fundamentais para o processo pedagógico que o setor deseja alcançar. Há o interesse que as escolas privadas e geridas pelo Estado instaladas em nosso município possam, em breve, também fazer parte deste projeto.

A implementação do projeto Defesa Civil nas escolas da rede pública de ensino do município de Niterói tem como fundamento as próprias ações da Defesa Civil para prevenção e redução de desastres de modo que, a curto e médio prazo, seja possível reduzir o número de pessoas em situação de risco, além de melhorar as condições relacionadas à habitação e ao meio ambiente.