Núcleo de Defesa Civil – NUDEC

Os eventos adversos como: chuvas fortes, ventanias, ressacas marítimas podem causar desastres naturais e, por vezes, as consequências desses desastres estão a perda de bens materiais (moradias, veículos), prejuízos financeiros, prejuízos com a natureza, mas, sobretudo, o bem maior que é a perda de vidas.

Hoje no município de Niterói é possível encontrar moradias em situação de vulnerabilidade pois estão localizadas principalmente em áreas de encostas. Consideramos vulneráveis por conta da possibilidade de serem afetadas pelos riscos geológicos pré-existentes. Outro grande fator de vulnerabilidade são as moradias construídas sem as devidas orientações técnicas. Ambos os casos, observamos nestas moradias riscos estruturais que poderiam ser evitados através do conhecimento.

Com o intuito de promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar ou, ao menos, minimizar tais tragédias, a Defesa Civil de Niterói vem ao longo dos anos capacitando grupos de moradores que, voluntariamente, colocam-se à disposição para atuar quando necessário junto às suas comunidades com os conhecimentos que adquiridos através dos nossos cursos e atualizações. A estes grupos de voluntários nomeamos Núcleos de Defesa Civil ou, simplesmente, NUDEC.

Os cursos oferecidos pela Defesa Civil de Niterói são estrategicamente planejados e ministrados pelos servidores desta Secretaria de forma a atender as necessidades específicas do nosso município. Eles têm carga horária de 12 horas em média e ao término, o Voluntário devidamente capacitado recebe um Certificado de conclusão. Há NUDEC onde os voluntários organizam-se sob supervisão da Defesa Civil de Niterói para adquirirem um colete de identificação para que possam ser identificados visualmente quando estiverem em ação.

Dentre diversos saberes que trocamos ao longo dos cursos, as aulas de NUDEC contemplam, geralmente, os seguintes temas:

• Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil;
  • Política e Gestão do Serviço Voluntário;
  • Noções Básicas de Preservação Ambiental;
  • Noções Básicas de Meteorologia;
  • Noções Básicas de Análise de Riscos Geológicos e Estruturais;
  • Prevenção contra Acidentes Domésticos e Noções Básicas de Combate ao Incêndio;
  • Primeiros Socorros – Suporte Básico de Vida;
  • Aula Prática – Análise de Riscos em Campo;

Não obstante, nos finais de cada ano, a Defesa Civil tem promovido um Seminário de Educação Continuada especialmente pensado na formação de todos os voluntários que estão sempre prontos quando são solicitados, quer seja para nos acompanhar em ações e prevenção e mitigação bem como nos casos de iminente desastre e atendimento às vítimas, inclusive na recuperação da própria comunidade, por isso uma das nossas preocupações é valorizar o Voluntário.

A Defesa Civil de Niterói seguindo o Planejamento Nacional de Defesa Civil implementa anualmente novos Núcleos de Defesa Civil – NUDEC e temos visto através de estudos que mostram que as comunidades constituídas de, pelo menos, 1 (um) NUDEC está mais preparada a enfrentar desastres e com mais chances de preservação da vida humana e dos bens da cidade.

Pensando em eficiência no processo de ensino e na possibilidade de um contato mais próximo com o voluntário, o Setor de Minimização, Ensino e Pesquisa organiza grupos de até 30 (trinta) integrantes, pois muitas vezes as aulas são ministradas nos espaços cedidos pela própria comunidade. A ida até a localidade onde residem os voluntários também é uma das estratégias de ensino-aprendizagem da Defesa Civil de Niterói uma vez que o próprio local é objeto de observação para os estudos. Antes de tudo, a Defesa Civil de Niterói pretende oferecer conhecimento a fim de que os cidadãos niteroienses possam ter certeza do seu pertencimento e da sua importância enquanto sujeitos de direitos e deveres desta sociedade.

É muito gratificante quando o voluntário vê sua importância dentro da sua comunidade e percebe suas capacidades de atuação e possibilidades de oferecer uma melhor qualidade de vida para os seus familiares e demais vizinhos.

Até a presente data, foram contabilizados 52 (cinquenta e duas) NUDEC, sendo 45 (quarenta e cinco) NUDEC já organizadas em algumas localidades, além de 7 (sete) NUDEC-Queimadas. A expectativa do Secretário de Defesa Civil de Niterói, Ten. Cel. BM Walace Medeiros, é que em breve todos os bairros da cidade de Niterói possa contar com, pelo menos, 1 (um) NUDEC.

Ficou interessado em fazer parte dessa grande família de Voluntários? Então clique aqui e inscreva-se ou entre em contato através dos nossos telefones.