Histórico

A Defesa Civil de Niterói iniciou suas atividades na década de 1980, atuando então como COMDEC – Coordenação Municipal de Defesa Civil através do decreto n° Nº 4018/83. Nessa época contava com pouco mais de uma dezena de funcionários. Nessa época a Defesa Civil realizava atividades mais voltadas a apoio à órgãos municipais e atendimento à problemas reportados pelas associações de moradores.

Em 19 de abril de 2008, através do decreto 10282/2008 Regulamenta a Lei no 2221 de 31 de março de 2005, foi criada a Secretaria de Defesa Civil e Integração Comunitária e foram normatizadas as diretrizes que regem as atribuições da Defesa Civil de Niterói. Com o aprimoramento da legislação e criação da Secretaria, a Defesa Civil passou a ser mais conhecida pela população, passando a ser acionada diretamente pelos munícipes e o número de ocorrências relatadas teve um aumento significativo, principalmente em épocas de fortes chuvas. Assim, se fez necessária a atualização de corpo técnico, agregando à equipe profissionais como engenheiros e arquitetos que passaram a atuar no levantamento de áreas de risco do município de Niterói. Com os acionamentos e levantamentos de áreas de risco, precisamos “agregar/construir/adquirir” perfil “acionador” à Secretaria, relatando os problemas identificados à outros órgãos e solicitando providências dentro de suas atribuições.

Em 30 de abril de 2009, através da Lei 2640, a Secretaria de Defesa Civil e Integração Comunitária foi transformada em Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

Em abril de 2010, o município foi assolado chuvas torrenciais, onde foram registradas mais de 6.000 ocorrências dentre as quais a grande catástrofe ocorrida do morro do Bumba, nacionalmente divulgado, havendo necessidade de decretar estado de calamidade pública no município. Neste momento, o órgão passou a ter sua importância consolidada e reconhecida pela sociedade e tendo papel fundamental no apoio e acionamento a entidades governamentais como Secretarias de Urbanismo, Habitação, Ação Social, Meio Ambiente, Ministério Público dentro outros órgãos. Tendo sido sancionada a Lei 2720, em 30 de junho de 2010, onde a estrutura da Defesa Civil foi separada da Secretaria de Segurança e foi criada a Secretaria Municipal de Defesa Civil. Nesse período, a atualização do perfil técnico da Defesa Civil se fez necessária novamente, aumentando o número de agentes destinados ao atendimento a comunidade, agregando profissionais de meteorologia, bem como foram feitos investimentos na área de informática, e aquisição de bens e serviços essenciais para o atendimento às demandas de Defesa Civil, bem como viaturas e até uma sede maior que comportasse o maior número de funcionários.

A partir daí, além de atuar na resposta a calamidade que assolou o município, a Defesa Civil passou a investir de forma mais árdua em ações de prevenção e preparação da comunidade para eventos adversos, promovendo capacitações de Núcleos de Defesa Civil em comunidades dos municípios, Projeto de Defesa Civil nas Escolas e ações de Defesa Civil itinerante para levar conhecimento de Defesa Civil a quem mais precisa.

Atualmente contamos com uma equipe multiprofissional, composta por engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, advogados e pessoal de TI. E continuamos a disseminar o conhecimento através de ações preventivas no intuito de colaborar para Niterói ser uma cidade cada dia mais resiliente. Além de realizar monitoramento on time para avaliar as condições do tempo, promovendo ações de alerta a comunidade em situações de chuva e queimadas, bem como alerdas sobre ressaca. Promovemos a integração com outras Secretarias, as Administrações Regionais e Voluntários da Defesa Civil.

Convidamos vocês a navegar em nosso site e conhecer mais sobre o dia a dia da Defesa Civil e qualquer dúvida estamos à disposição para atendimento de 2ª a 6ª, horário comercial, além de atendimento telefônico emergencial através do nº 199 diariamente, 24h.