Prevenção

Aristóteles (Metafísica, 980a) defendia que “todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer.” O setor de Minimização, Ensino e Pesquisa tem por escopo a prevenção e o conhecimento e fundamentados nesse norte é que estamos em constante processo de atualização do próprio setor no que se relaciona as legislações, palestras, estudos e pesquisas.

Acreditamos que através da sensibilização e da oferta do saber seja possível avançarmos para uma nova cultura onde o ser humano se torne mais solidário e por sua vez venha a compreender que todos (homem e natureza) estão intimamente ligados. Apostamos que a capacidade de reflexão sobre a realidade e a busca constante dos motivos e causas que fazem parte do nosso cotidiano seja o que nos difere dos outros animais.

A fim de conscientizamos sobre “prevenção” estamos em constante desenvolvimento de folhetos e cartilhas e suas distribuições em locais públicos, escolas, organizações religiosas e em nossas palestras, cursos e seminários.

O cadastro de telefones celulares para recebimento de mensagens por SMS também é atribuição do Setor de Minimização, Ensino e Pesquisa que tem visto a tecnologia um recurso à favor da população.

Ao longo de cada final de ano, o Setor projeta para o ano seguinte cursos, atualizações e palestras que possam atender a demanda interna da própria Defesa Civil de Niterói e dos pleitos externos, além dos nossos projetos fixos de capacitação dos servidores municipais e alunos matriculados nas escolas municipais.

A Ronda Preventiva contra queimadas é uma ação que tem mostrado muitos efeitos positivos. Veja mais informações na aba Ronda Preventiva.

E por fim e não menos importante, o setor vem desenvolvendo em parceria dos Voluntários o Projeto Defesa Civil Itinerante, que percorre a cidade de Niterói em pontos e momentos específicos. Citamos como exemplo nossas ações de divulgação de ações preventivas em festas juninas, julinas e agostinas e em dias de semana em frente ao terminal rodoviário Procópio Ferreira (terminal de Niterói) em na Praça Araribóia em frente a saída do terminal hidroviário.

O mais recente instrumento de prevenção à população é o nosso aplicativo para telefones celulares que mostra em tempo real a condição do tempo e outras informações de fundamental relevância para nossa população de Niterói. Aproveite para baixar o aplicativo “Alerta DCNIT” na sua loja de aplicativos em seu smartphone.

Conheça nossas campanhas de prevenção: